Encontre o seu mestrado ou doutoramento em Espanha

A nossa formação foi concebida para melhorar a sua carreira profissional

Atualize-se e aperfeiçoe a sua carreira connosco

O Campus de Excelência Internacional Triangular-E3 abre as suas portas a estudantes de mestrado e doutoramento que queiram conceber a sua carreira de pós-graduação escolhendo de entre uma ampla gama de diplomas.

OFERECEMOS

A garantia de grandes Universidades

Máxima qualidade formativa e atualizada

Os melhores docentes na matéria

Equipamento e laboratórios de qualidade

O nosso campus é promovido pelas Universidades de Burgos (UBU), León (ULe) e Valladolid (UVa)

VAGAS LIMITADAS, NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE

MASTERS

Universidad de Burgos

Mestrado em património e comunicação

O mestrado universitário em património e comunicação consiste numa pós-graduação ministrada na universidade de burgos desde 2011, um percurso que o transfore num título já consolidado e oficial, tendo superado várias avaliações das agências de garantias de qualidade. Quando se trata do património —em todas as suas diversas manifestações—, com demasiada frequência ouvimos falar da sua conservação, da sua restauração ou da gestão, mas existe outra vertente fundamental que já há muito tempo exigia uma formação específica em espanha: saber como divulgar ou comunicar esse legado. O mestrado em património e comunicação da ubu foi criado para satisfazer essa necessidade. O seu objetivo consiste em formar pessoas especializadas em comunicação do património, habilitando-as tanto para o exercício profissional fora do mundo académico, como para a realização de um doutoramento, no caso de quem deseje seguir a carreira de investigação ou docente no campo das humanidades e comunicação.

Mais informação

Universidad de Valladolid

Mestrado em estudos filológicos superiores: investigação e aplicações profissionais

O mestrado é uma proposta inovadora preocupada com as aplicações práticas dos estudos no terreno da investigação e o exercício de profissões emergentes. É a esta dupla preocupação que respondem os três percursos (dois de investigação e um profissionalizante) que compreende o mestrado.

Este mestrado conta com o rico património linguístico, literário e cultural de Castela e Leão; uma Universidade com estudos estabelecidos de várias Filologias modernas, incorporados neste mestrado; bibliotecas e arquivos inigualáveis para a investigação histórica e filológica (Simancas, Chancillería); e um tecido social e laboral em que existe um amplo espaço para expansão de empresas e profissões relacionadas com a edição, a educação e a gestão cultural.

Mais informação

Lógica e filosofia da ciência

O Mestrado é organizado de forma conjunta pelas Universidades de Valladolid, Salamanca, Granada e La Laguna. Nele participam ainda professores de outras universidades, possibilitando a seleção de assessores entre os professores de mais de catorze universidades espanholas.

Foi concebido como um mestrado investigador, capaz de oferecer aos seus graduados uma posição privilegiada para produzir investigação própria de relevância internacional no âmbito da Lógica e Filosofia da Ciência, bem como disciplinas relacionadas. Cada estudante pode conceber o seu próprio plano de estudos, escolhendo um dos quatro módulos oferecidos: Lógica, Argumentação, Filosofia da Ciência, bem como Filosofia da Linguagem e da Mente.

Este Mestrado dá acesso direto ao Doutoramento em Lógica e Filosofia da Ciência. O caráter semipresencial do mestrado, com tutoriais online, facilita a integração de alunos estrangeiros.

Mais informação

Mestrado em música hispana

Mestrado interuniversitário organizado pelas Universidades de Valladolid e Salamanca, cujos principais objetivos do mestrado são: formar investigadores e futuros gestores de propostas culturais e de recursos musicais; aprofundar os conhecimentos da música hispana e da Etnomusicologia; formar em conservação, catalogação, edição, estudo e difusão do património musical e colaborar na recuperação do mesmo; preparar para a análise das relações entre música, sociedade e o valor que a música desempenha na formação integral da pessoa, etc.

O Mestrado é estruturado num módulo comum ou geral e módulos específicos, a escolher de entre: Investigação, Etnomusicologia, Artes Cénicas e Gestão de Recursos Musicais. As especialidades oferecidas pela UVa são Investigação, Etnomusicologia e Geral. Em colaboração com a U. de Salamanca, são oferecidas, além disso, duas disciplinas da especialidade Gestão de Recursos Musicais.

Mais informação

Universidad de Burgos

Mestrado em química avançada

Pretende-se que este mestrado oficial contribua para a formação especializada de profissionais e investigadores num setor industrial forte como o dos novos materiais, assim como no dos produtos e processos associados a empresas químicas do setor secundário e terciário. Os estágios em empresas e a participação do pessoal de numerosas empresas completam a formação, que tem uma elevada componente prática.

Mais informação

Mestrado em evolução humana (interuniversitário)

O mestrado em evolução humana define-se em relação estreita com o projeto científico de atapuerca e com o centro nacional de investigação sobre evolução humana (cenieh) de burgos, o centro misto ucm-isc-iii sobre evolução e comportamento humano de madrid e as universidades de burgos, alcalá, complutense de madrid, país basco e zaragoza. O apoio recebido das diferentes administrações públicas e numerosas instituições, organismos e empresas privadas confirmam e são indicadores do interesse académico, científico e social por este domínio do conhecimento. Por outro lado, a formação em investigação e a produção científica são dois pilares básicos de uma sociedade avançada, sendo a procura de informação por parte da sociedade cada vez mais intensa e necessária.

Mais informação

Mestrado em eletroquímica, ciência e tecnologia (interuniversitário)

Pretende-se que este título oficial de pós-graduação constitua uma oferta académica especializada para os licenciados ou graduados com títulos no ramo das ciências, como química, engenharia química, física, engenharia de materiais, que desejam obter formação como especialistas e/ou investigadores no campo da eletroquímica, tão necessária em múltiplos setores industriais. A eletroquímica é um ramo da química relacionada com muitos dos sistemas mais habituais no nosso dia a dia (sensores e biossensores utilizados para medir os níveis de glicose nos diabéticos, as pilhas e baterias tão necessárias nos dispositivos eletrónicos ou novos nanomateriais como os nanotubos de carbono, o grafeno;) trata-se de um título conjunto ministrado por 9 universidades espanholas (autónoma de barcelona, autónoma de madrid, alicante, barcelona, burgos, córdoba, múrcia, valência (estudos gerais) e politécnica de cartagena), todas elas com grupos de peritos e de reconhecido prestígio nacional e internacional no campo da eletroquímica.

Mais informação

Universidad de León

Mestrado em biologia fundamental e biomedicina

O Mestrado em Investigação em Biologia Fundamental e Biomedicina é uma qualificação oficial da Universidade de León, destinada a proporcionar formação especializada e formação experimental em laboratórios a pessoas que queiram realizar investigação em áreas relacionadas com a biologia fundamental e a biomedicina.

O Mestrado fornece formação de trabalho em laboratório, experiência em manuseamento de animais de teste, conhecimento das técnicas de investigação atuais em ciências da vida, uso de ferramentas bioinformáticas, e redação e exposição de documentos científicos.

Este Mestrado permitirá o acesso aos lugares de investigação em que seja exigido o período de formação de um programa de doutoramento. Este Mestrado permite acesso direto à parte experimental dos estudos de doutoramento nos programas de pós-graduação de Biologia Molecular e Biomedicina da Universidade de León ou de alguns programas de doutoramento de outras Universidades.

Mais informação

Universidad de Valladolid

Nanociência e nanotecnologia molecular

Mestrado Interuniversitário organizado pelas Universidades de Valladolid, Valência, Autónoma de Madrid, Miguel Hernández de Elche, Universidade d´Alacant, Universidade de La Laguna e Universidade de Castilla la Mancha, sendo promovidas a mobilidade e a interação entre os estudantes e as Universidades, centros de investigação e empresas ativos na área.

Este mestrado, sem precedentes a nível nacional, incide em áreas científicas de interesse atual, como são a Eletrónica Molecular, o Magnetismo Molecular, a Química Supramolecular, a Física de Superfícies ou a Ciência dos Materiais Moleculares. O estudante aprenderá a abordar os problemas científicos da perspetiva da Ciência de Materiais, e adquirirá uma visão geral sobre o impacto da Nanociência em outras áreas científicas e tecnológicas de interesse, como são a eletrónica, a química, a biomedicina, farmácia ou a ciência de materiais.

Mais informação

Universidad de Burgos

Investigação em administração e economia de empresas

O Mestrado é organizado de forma conjunta pelas Universidades de Burgos, León, Valladolid e Salamanca.

O seu objetivo é a formação de investigadores no campo da Economia de Empresas, capazes de enfrentar situações complexas em cenários de elevada incerteza e de aplicar as ferramentas analíticas e métodos de investigação pertinentes em cada caso.

Os estudos duram um ano académico e estão estruturados em quatro disciplinas obrigatórias, cinco optativas e trabalho de Fim de Mestrado. As optativas respondem a um aprofundamento em quatro linhas de investigação: Organização de empresas; Contabilidade; Marketing; Economia Financeira.

Mais informação

Mestrado universitário em educação e sociedade inclusivas

O mestrado oferece uma formação superior aos licenciados com diplomas do campo da educação, pedagogia, professores de ensino pré-escolar e primário, psicologia da educação, etc., e a qualquer outro graduado que deseje dedicar-se à área da educação. O mestrado é dotado de uma vertente dupla: por um lado, dirige-se à carreira do ensino (escolar, extraescolar, formal e não formal); por outro lado, o mestrado também dá acesso ao domínio complexo da investigação educacional, à aquisição do título de doutor.

Mais informação

Universidad de León

Investigação em administração e economia de empresas

O Mestrado é organizado de forma conjunta pelas Universidades de Burgos, León, Valladolid e Salamanca.

O seu objetivo é a formação de investigadores no campo da Economia de Empresas, capazes de enfrentar situações complexas em cenários de elevada incerteza e de aplicar as ferramentas analíticas e métodos de investigação pertinentes em cada caso.

Os estudos duram um ano académico e estão estruturados em quatro disciplinas obrigatórias, cinco optativas e trabalho de Fim de Mestrado. As optativas respondem a um aprofundamento em quatro linhas de investigação: Organização de empresas; Contabilidade; Marketing; Economia Financeira.

Mais informação

Mestrado em psicologia e ciências da educação

O programa é dirigido a pessoas que pretendam realizar tarefas de investigação no âmbito de Psicologia e Ciências da Educação, adquirir uma formação avançada, de caráter especializado e multidisciplinar, realizar teses de doutoramento, publicar artigos científicos de impacto e conduzir trabalhos de campo no âmbito da investigação psicológica e educativa. Inovar e empreender, bem como conceber e avaliar intervenções e programas de qualidade.

Concebido para graduados e licenciados em Psicologia, diplomados em Educação Primária, diplomados em Educação Infantil, diplomados em Educação Social, diplomados em Enfermagem, licenciados em Psicopedagogia, graduados e licenciados em Pedagogia, graduados em Ciências da Saúde, graduados em Antropologia e graduados em Sociologia. Tem as modalidades presencial e semipresencial.

Mais informação

Universidad de Valladolid

Investigação em administração e economia de empresas

O Mestrado é organizado de forma conjunta pelas Universidades de Burgos, León, Valladolid e Salamanca.

O seu objetivo é a formação de investigadores no campo da Economia de Empresas, capazes de enfrentar situações complexas em cenários de elevada incerteza e de aplicar as ferramentas analíticas e métodos de investigação pertinentes em cada caso.

Os estudos duram um ano académico e estão estruturados em quatro disciplinas obrigatórias, cinco optativas e trabalho de Fim de Mestrado. As optativas respondem a um aprofundamento em quatro linhas de investigação: Organização de empresas; Contabilidade; Marketing; Economia Financeira.

Mais informação

Universidad de Burgos

Mestrado em segurança e biotecnologia alimentar

O mestrado em segurança e biotecnologia alimentares é dirigido a graduados e licenciados, tendo como objetivo a especialização nos últimos avanços em segurança, biotecnologia e ciências alimentares, incidindo no estudo da natureza dos alimentos, nas causas da sua possível deterioração, nas técnicas de processamento, nos métodos de conservação, transformação, empacotamento, distribuição e utilização, de maneira a garantir alimentos de alta qualidade sensorial, seguros, nutritivos, saudáveis, adaptados aos novos hábitos de consumo e de acordo com a legislação vigente.

Mais informação

Universidad de León

Mestrado em medicina veterinária e ciência e tecnologia dos alimentos

Este Programa de Doutoramento conjunto é orientado para a formação de pessoal docente e investigador, nos diferentes aspetos das ciências veterinárias e dos alimentos que se ministram na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de León.

Os Programas de Doutoramento com Menção de Qualidade referidos são:

  • Alimentação de animais ruminantes
  • Estratégias para a Melhoria e o Controlo de Qualidade dos Alimentos de Origem Animal
  • Medicina e Cirurgia Animal
  • Produção e Sanidade Ovina
  • Sanidade Animal e Reprodução

Mais informação

Mestradoe investigação em ciências da atividade física e do desporto

O Mestrado Universitário em Inovação e Investigação em Ciências da Atividade Física e do Desporto tem como objetivo a formação e especialização nas técnicas e nos métodos de inovação e investigação relacionados com as ciências da atividade física e do desporto. Dirigido a estudantes que, para completarem a sua formação, precisem de se especializar neste domínio do conhecimento, em particular a licenciados e graduados em ciências da atividade física e do desporto que tenham garantido o acesso direto ao Programa de Doutoramento em Ciências da Atividade Física e do Desporto da Universidade de León. Esse Programa de Doutoramento possui a Menção de Excelência do Ministério de Educação de Espanha e a Menção de Honra da Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-graduação (AUIP).

O Centro responsável pelo fornecimento de ambos os títulos é o Instituto Universitário de Biomedicina (IBIOMED) da Universidade de León.

Mais informação

Mestrado em ciências sociossanitárias

O Mestrado Universitário em Investigação em Ciências Sociossanitárias da Universidade de León, aprovado desde o ano letivo 2013/2014, é um Mestrado oficial especialmente concebido para diplomados que pretendam continuar a sua formação académica institucional e se venham a dedicar ao estudo, à gestão ou à aplicação dos cuidados de saúde e bem-estar. Os candidatos devem ter uma qualificação universitária em Ciências Sociais ou da Saúde.

Este Mestrado tem uma orientação eminentemente de investigação, presumindo a sua aprovação para a realização do doutoramento. É orientado para formação e desenvolvimento de capacidades de investigação complexas e em ligação com ensinamentos de doutoramento, tendo sempre presente a atividade profissional e os campos de desenvolvimento da mesma, por sua vez oferecendo uma formação específica para o desempenho nos âmbitos social e comunitário.

Aprender a realizar investigações, procurar programas e estudos comparados numa sociedade global, realizar revisões bibliográficas críticas, criar modelos de garantia de qualidade, refletir sobre o enquadramento ambiental e cultural, avaliar os impactos ambiental e social na saúde e analisar as desigualdades nas doenças das pessoas englobarão as linhas de trabalho do Mestrado para enfrentar os problemas deste século.

Mais informação

Universidad de Valladolid

Mestrado em investigação biomédica

O Mestrado é uma proposta inovadora, promovida conjuntamente pela Faculdade de Medicina da Universidade de Valladolid e pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, através do seu centro misto, o IBGM (Instituto de Biologia e Genética Molecular). O mestrado permite adquirir uma formação especializada no campo da investigação básica em biomedicina, aprofundando o conhecimento e os métodos de investigação dos mecanismos moleculares, bioquímicos, genéticos, celulares e fisiopatológicos das doenças humanas, e no desenvolvimento de novos procedimentos que permitam a sua prevenção, diagnóstico e tratamento.

A docência conta com a participação direta de mais de 40 professores com experiencia docente e investigadora reconhecida em áreas específicas da Biomedicina, que garantem a qualidade da formação dos estudantes.

Mais informação

Investigação em ciências da visão

Este Mestrado interuniversitário é coordenado pelo Instituto de Oftalmobiologia Aplicada (IOBA) da Universidade de Valladolid, e nele participam as Universidades Complutense de Madrid, de Alcalá, de Murcia, de Navarra e de Santiago de Compostela, juntamente com o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

O Mestrado oferece uma formação integral em ciências da visão, combinando aspetos biomédicos, físico-óticos e neurofisiológicos, assim como a preparação indispensável para um futuro investigador científico e docente universitário. As 6 disciplinas (fundamentos da visão, metodologias de investigação e diagnóstico em ciências da visão, biomédica-clínica, física-ótica, neurofisiologia do sistema visual e trabalho de Fim de Mestrado) distribuem-se por sedes, para promover a mobilidade, algo chave no desenvolvimento de uma atividade investigadora plena.

Mais informação

Universidad de Burgos

Mestrado em engenharia e gestão agrossustentável (semipresencial)

O mestrado em engenharia e gestão agrossustentável tem como objetivo a formação de especialistas em conhecimento, utilização e desenvolvimento de tecnologias para um desenvolvimento sustentável em sistemas agrários, fomentando o conhecimento em:

  • Produção de alimentos seguros e saudáveis, mantendo uma qualidade alimentar basada em: sustentabilidade da produção agrícola, rastreabilidade, uso eficiente de fertilizantes e fitossanitários.
  • Conservação dos recursos naturais através do uso das energias renováveis na agricultura (biocombustíveis como o biodiesel, álcool, biomassa para produção de energia elétrica…).
  • Uso racional dos meios de produção.
  • Gestão racional da água
  • Gestão das zonas rurais, mantendo o ambiente natural e a biodiversidade
  • Utilização da tecnologia existente e das novas ferramentas para uma agricultura de precisão, reduzindo custos económicos e ambientais.

Mais informação

Mestrado em integridade, durabilidade de materiais, componentes e estruturas

O mestrado universitário em integridade e durabilidade de materiais, componentes e estruturas, apresentado de forma conjunta pelas universidades de burgos, cantábria e oviedo, pretende conferir aos licenciados em engenharia uma formação especializada sobre a análise do comportamento de materiais e componentes industriais.

O objetivo passa por formar técnicos capazes de aplicar os amplos conhecimentos existentes sobre estas temáticas particulares com o intuito de projetar, construir, montar e manter componentes e estruturas capazes de prestar um serviço seguro durante o período de vida do projeto previsto e empreender ações destinadas a aumentar a vida útil destes mesmos componentes. Os conhecimentos adquiridos poderão ser valorizados em setores industriais muito variados, tais como os dos metais e materiais em geral, químico e petroquímico, bens de equipamento, geração de energia, automação, etc.

Mais informação

Universidad de León

Mestrado universitário em investigação em cibersegurança

O Mestrado Universitário em Investigação em Cibersegurança tem caráter oficial, com reconhecimento internacional. É um curso ministrado e organizado pela Universidade de León, que conta com a colaboração docente do Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE) e outras entidades (Departamento de Segurança Nacional, Comando Conjunto de Ciberdefesa, Centro Universitário da Defensa de Saragoça, Academia General Militar, Universidade Carlos III de Madrid…).

O diploma procura reconhecer a forte natureza interdisciplinar da cibersegurança, permitindo aos estudantes obter conhecimentos sobre a investigação levada a cabo nos campos mais relevantes em que esta é aplicada: cibersegurança em sistemas (sistemas operativos e redes), segurança no software, segurança de sistemas ciberfísicos (robótica e segurança industrial), aspetos humanos e implicações legais da cibersegurança, matemática para a cibersegurança, auditorias de segurança e análise forense, bem como segurança no campo laboral e empresarial.

É oferecido em modalidade presencial e também em modalidade online.

Mais informação

Mestrado em engenharia de biossistemas

O Mestrado Universitário em Investigação em Engenharia de Biossistemas é um Mestrado Oficial que se destina à formação especializada de caráter investigador no campo da Engenharia de Biossistemas, ou seja, na aplicação de princípios científicos e tecnológicos próprios da engenharia à biologia aplicada, às ciências ambientais e às ciências agrícolas.

A Engenharia de Biossistemas é uma área nova e já difundida nos Estados Unidos, em implantação com êxito na Europa. Esse Mestrado faz parte do período de formação do Programa de Doutoramento em Engenharia de Biossistemas, coordenado pelo próprio departamento de Engenharia e Ciências Agrárias.

Mais informação

DOUTORADOS

Universidad de Burgos

Doutoramento em humanidades e comunicaçâo

O programa de doutoramento “humanidades e comunicação” está orientado para o aprofundamento da investigação no âmbito de diversas disciplinas humanistas consideradas como elementos fundamentais para o conhecimento da progressiva definição da nossa identidade ocidental.

Mais informação

Doutoramento interuniversitário em evolução humana, paleoecologia do quaternário e técnicas geofísicas aplicadas à investigação

A universidade de burgos assumiu o compromisso de considerar a área da evolução humana como campo prioritário e estandarte desta universidade, tanto a nível da investigação como de docência. Como parte desta estratégia, decidiu criar uma escola interuniversitária de pós-graduação em evolução humana (eipeh), composta por várias instituições, com especial interesse por este tema e cuja sede será localizada na universidade de burgos.

Este novo espaço, aberto à reflexão, pretende estar permanentemente vinculado à realidade socioeconómica atual, com o objetivo de integrar o doutorando na cultura do conhecimento e aprofundar a sua formação avançada, de forma transversal, tanto na sua dimensão teórica como prática, e apoiada ao longo de todo o processo de aprendizagem que culmina na defesa da tese de doutoramento e obtenção do título de doutor.

Mais informação

Universidad de León

Estudos contrastivos e comparados: inglés/francés/español

Dirigido a diplomados em Filologia Moderna, Inglesa ou Francesa, assim como graduados em Tradução e Interpretação, Línguas Aplicadas, Estudos Ingleses ou Franceses, com Mestrado em alguma das áreas de especialização do doutoramento, oferece uma formação avançada na investigação científica, no campo da Filologia Inglesa, Francesa e dos Estudos de Tradução.

Mais informação

Mundo hispânico: raízes, desenvolvimento e projeção

Dirigido a diplomados em Humanidades (Filologia, História, História da Arte, Geografia e Filosofia) e qualificações afins das Ciências Sociais, oferecendo uma formação avançada e especializada em cultura hispânica, nas suas vertentes literária, histórica, artística e de pensamento, desde as suas origens clássicas e medievais.

Mais informação

Universidad de Valladolid

Doutoramento em espanhol: linguística, literatura e comunicação

Este Programa de Doutoramento oferece cinco grandes linhas de investigação: Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-Americana, Comunicação, Linguística Geral e Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Em cada uma delas estão incluídas, a um segundo nível de especificidade, outras linhas de investigação que correspondem às estabelecidas pelos Grupos de Investigação Reconhecidos (GIR) de cada um dos departamentos: “Seminário de Crítica Textual”, “Grupo para o estudo da história linguística da Ibero-América”, “Tradução monacal”, “Centro Internacional de Lexicografia” e “Semântica e composicionalidade”; “Literatura e teoria literária dos Séculos de Ouro” e “Literatura Espanhola contemporânea”. “Novas Tendências em Comunicação”. Além disso, é estabelecido um terceiro nível de especificidade: o das linhas de investigação desenvolvidas pelos Projetos de Investigação de que fazem parte os professores envolvidos no programa.

Mais informação

Doutoramento em estudos ingleses avançados: línguas e culturas em contacto

Programa de doutoramento conjunto das Universidades de Valladolid e Salamanca, e conta com a Menção de Excelência do Ministério de Educação.

O programa parte da convicção de que o conhecimento especializado na língua, literatura e cultura anglo-americanas é um elemento vital para entrar na dimensão global de umas sociedades cada vez mais interligadas e interdependentes cultural, política, social, económica e tecnologicamente.

Um total de 13 grupos de investigação estão associados ao programa de doutoramento, o que lhe confere um caráter interuniversitário, intercultural e interdisciplinar, e oferece aos doutorandos um amplo leque de linhas de investigação que se sustentam em grupos, projetos ou trajetórias investigadoras consolidadas, nacional e internacionalmente.

Mais informação

Doutoramento na europa e no mundo atlântico: poder, cultura e sociedade

Programa de doutoramento conjunto da Universidade de Valladolid e a U. do País Vasco. Tem como objetivo a formação avançada em investigação para enfrentar com êxito o repto que supõe a geração do conhecimento e a sua transferência para a sociedade e o tecido produtivo.

É composto por cinco grupos de investigação em que se integram mais de oitenta professores de ambas as universidades. Têm como eixo temático o contexto espanhol, nas suas relações com o mundo hispano e luso-americano de um quadro comparativo com experiências europeias, sem esquecer tudo o que se refere a história do pensamento e a cultura. A sua experiência docente e investigadora confirma as linhas de investigação do programa: paisagem, património e cultura material; história económica e social; construções e representações políticas e ideológicas, Europa e América: vínculos e relações atlânticas.

Mais informação

Doutoramento em filosofia

Programa interuniversitário das Universidades de Valladolid e Salamanca. O Programa permitirá desenvolver a capacidade investigadora e iniciar linhas de investigação de excelência próprias e autónomas, uma vez que aprofunda a investigação fundamental na área de Filosofia (História da Filosofia, Geral e Espanhola nas suas diferentes épocas, Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, a Filosofia da História, a Teoria do Conhecimento, a Metafísica, a Antropologia e a Filosofia da Religião); no campo da Estética (pesquisa da Estética, da História da Estética e da Teoria das Artes e da Estética das novas tecnologias); no âmbito da Filosofia Moral e Política (a Ética e a Política, assim como estudos e análises de enorme atualidade no campo da Bioética e das Éticas aplicadas); e no âmbito da Lógica (teorias da argumentação, Filosofia da Linguagem e da Mente, assim como História e Filosofia da Ciência e Filosofia da Tecnologia).

Mais informação

Doutoramento em lógica e filosofia da ciência

Programa de Doutoramento conjunto das Universidades de Valladolid, La Laguna, Salamanca, Santiago de Compostela, Corunha e Universidade de Valência Estudi General.

O programa compreende quatro linhas de investigação: Argumentação e Lógica (aborda-se a crítica cultural, a intermediação, a resolução de conflitos, o estudo das lógicas aplicadas às tecnologias da informação, etc.); Filosofia da Linguagem e da Mente (problemas relacionados com significado, intencionalidade, ato de fala e pragmática, o fenómeno do mental, a caracterização dos estados psicológicos, os modelos cognitivos e as suas aplicações à inteligência artificial); Filosofia da Ciência (aspetos da filosofia da ciência, ciências sociais e história da ciência); e Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia: estudo das dimensões social e económica da mudança científico-tecnológica.

Mais informação

Doutoramento em musicologia

O Programa de Doutoramento Interuniversitário em Musicologia da Universidade de Valladolid (UVa) e da Universidade Complutense de Madrid (UCM) tem como objetivo fundamental formar doutores altamente qualificados para a investigação e inovação no campo da Musicologia, plenamente integrados no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) e do Espaço Europeu de Investigação (EEI). Os futuros doutores em Musicologia poderão ser integrados no ensino universitário, em centros de investigação, empresas da indústria cultural, arquivos e bibliotecas, empresas ou organismos públicos encarregados da gestão e da conservação do património cultural, etc. Em todos estes setores, estarão habilitados para exercer funções do mais alto nível.

Mais informação

Doutoramento em património cultural e natural. História, arte e território

O Programa é composto por grandes áreas, que completam as linhas de investigação, todas elas centradas no património tangível: Património Natural, Património Arqueológico, Património Histórico Artístico, Património Histórico Cultural da América, Património Territorial e Paisagem.

O programa centra a sua formação no estudo da herança recebida e das formas de vida como legado que deve ser conservado para as gerações futuras. Estuda-se o património cultural como conjunto de bens culturais com uma especial importância histórica, científica, simbólica ou estética; o património natural e a sua importância ecológica, científica ou estética, uma vez que constitui a infraestrutura do património cultural. A ligação entre ambos gera paisagem como património, que deve ser conservado para as gerações futuras e, portanto, é de especial relevância para a formação de especialistas nestes campos.

Mais informação

Doutoramento em textos da antiguidade clássica e sua preservação

Programa conjunto das Universidades de Valladolid, Salamanca e Santiago de Compostela. Foi a primeira Pós-graduação Oficial oferecida em Espanha no âmbito da Antiguidade Clássica, de uma perspetiva linguística e literária.

O programa oferece formação para a elaboração da Tese de Doutoramento e para levar a cabo qualquer investigação na área de Filologia, assim como em outros campos que requeiram o conhecimento dos fundamentos da cultura ocidental e da forma de abordar as suas análises e interpretações, numa perspetiva atualizada. Dirige-se fundamentalmente a investigadores em Filologia Clássica, mas podem ser elegíveis graduados de outras Filologias, de História, Humanidades, Filosofia, Tradução ou qualquer outro diploma, sempre que tenham frequentado um Mestrado que os tenha formado no conhecimento da língua e literatura gregas e latinas e/ou da linguística indo-europeia.

Mais informação

Doutoramento em estudos de tradução, tradução profissional e audiovisual

Programa de doutoramento conjunto das Universidades de Valladolid e Alicante, em que colaboram também a Universidade Carolina de Praga (República Checa), a Universidade da Boémia do Sul (República Checa), a Universidade do Oeste de Timisoara (Roménia), a Universidade Adam Mickiewicz de Poznan (Polónia) e a Universidade Federal do Sul, de Rostov do Don (Rússia).

É evidente a necessidade ética e democrática da sociedade de contar com profissionais de grande qualidade para a tradução de textos administrativos, judiciais e económicos em plena globalização e com a presença de milhões de imigrantes.

No âmbito dos estudos de tradução e da tradução profissional, são poucas as universidades que oferecem um programa interuniversitário tão variado em linhas de investigação e línguas de trabalho, com manifesto apoio de organismos privados e públicos; e, no âmbito da comunicação audiovisual e da tradução para suportes de imagem ou áudio, sobressaem poucas universidades a oferecer ainda conhecimentos em contextos de incapacidade (legendagem para surdos, audiodescrição para cegos…); também é pouco frequente a formação em localização de sistemas telemáticos.

Mais informação

Universidad de Burgos

Eletroquímica. Ciência e tecnologia (interuniversitário)

O programa de doutoramento em eletroquímica. Ciência e tecnologia pela universidade autónoma de barcelona; a universidade autónoma de madrid; a universidade de alicante; a universidade de barcelona; a universidade de burgos; a universidade de córdoba; a universidade de lleida; a universidade de múrcia; a universidade de sevilha; a universidade politécnica de cartagena e a universidade de valência reconhecem a experiência acumulada do programa de doutoramento em eletroquímica. Ciência e tecnologia.

O doutoramento pretende dotar os futuros investigadores de conhecimentos e experiência necessários para poderem desenvolver investigação de ponta nesta área de conhecimento muito presente na maioria dos produtos que utilizamos ou consumimos habitualmente (pilhas, baterias e acumuladores, setores como o galvânico, a produção de metais, como o alumínio, o zinco ou o níquel, cloro…), o que justifica a necessidade de uma formação específica e de alto nível.

Mais informação

Doutoramento em química avançada

O programa de doutoramento em química avançada oferece numerosas linhas de investigação relacionadas com as disciplinas associadas à química, muitas delas multidisciplinares, suportadas por grupos de investigação de prestígio nacional e internacional reconhecido, o que permite aos alunos uma formação de excelência, assim como o acesso a bolsas de estudos e a programas de mobilidade nacional e internacional.

A qualidade do programa e a excelência da investigação e docente dos professores que integram os grupos de investigação é confirmada pela menção de qualidade do ministério da educação, renovada no curso 2008-09 até ao curso 2011-12, e pela menção de excelência (mee2011-0006), concedida para os cursos 2011-12 a 2013-2014 pelo ministério da educação.

Mais informação

Universidad de León

Biologia molecular e biotecnologia

Dirigido a diplomados em Ciências Biológicas (incluindo a Biotecnologia), Ciências da Saúde, Veterinária e Agronomia, oferece uma formação avançada em investigação em biologia molecular e biotecnologia, bem como em aplicação a diferentes níveis de organização biológica: micro-organismos, plantas e animais.

Mais informação

Ecologia funcional e aplicada

Dirigido a diplomados em Biologia, Ciências Ambientais, Engenharias Florestais e Meio-ambientais ou equivalentes. Também para os graduados do Mestrado Universitário em Riscos Naturais da Universidade de León, o Mestrado em Meio Ambiente da Universidade da República do Uruguai ou outros Mestrados europeus relacionados com Ecologia Funcional e Aplicada, oferece uma formação avançada em técnicas de investigação sobre Ecologia e Meio Ambiente, em relação com os processos funcionais dos ecossistemas e a sua aplicação.

Mais informação

Universidad de Valladolid

Doutoramento em física

O importante desenvolvimento da Física nos últimos séculos foi um elemento-chave para a grande maioria dos avanços tecnológicos da humanidade e também o será para os futuros.

No programa, participa um total de 15 grupos de investigação reconhecidos da UVa, dos quais 8 são também grupos de excelência da Junta de Castela e Leão. Além disso, vários dos grupos integrados são reconhecidos como líderes internacionais nas suas áreas. As linhas de investigação abrangem um amplo leque de áreas da física, muitas delas linhas de desenvolvimento prioritário da União Europeia, do Estado Espanhol e da Junta de Castela e Leão. Prova disso mesmo é que todos os grupos envolvidos dispõem, atualmente, de financiamento para realizar as suas investigações, obtido em concursos europeus e/ou financiamento direto de empresas multinacionais.

Mais informação

Doutoramento em matemáticas

Diferentes critérios de avaliação reconheceram recentemente os estudos de Matemáticas da UVa como entre os melhores dos que se ministram em território nacional.

A formação de doutores será desenvolvida em uma das linhas de investigação do programa e ao abrigo dos Grupos de Investigação Reconhecidos (GIR), vinculados às Matemáticas da Universidade de Valladolid e ao Instituto Universitário de Matemáticas da Universidade de Valladolid (IMUVA), alguns dos quais também com o reconhecimento de Grupo de Investigação de Excelência da Junta de Castela e Leão. Estes grupos de investigação, no seu conjunto, realizam uma atividade de investigação com alto grau de internacionalização, baseada na sua participação ativa em redes temáticas internacionais e na colaboração frequente com investigadores de outros Centros de investigação na organização de eventos e na codirecção e cotutela de teses de doutoramento.

Mais informação

Doutoramento em química

A Química espanhola ocupa um lugar privilegiado no contexto internacional, superando muitas outras áreas do conhecimento do país, e é a área da Uva com trabalho de investigação mais produtivo.

O objetivo geral do Programa de Doutoramento em Química é formar doutores, com possíveis orientações para o meio ambiente, os alimentos, a síntese e caracterização de novos compostos químicos, produtos e materiais, o tratamento da informação química, a caracterização estrutural de espécies de interesse químico e biológico e o estudo de sistemas moleculares de interesse atmosférico e astrofísico, tanto a nível fundamental como aplicado, utilizando tanto métodos teóricos como experimentais.

O programa integra um total de 11 Grupos de Investigação Reconhecidos pela Universidade de Valladolid, com uma vasta tradição de colaboração com outras instituições públicas e privadas.

Mais informação

Doutoramento em química: química de síntese, catálise e materiais avançados

Este programa de Doutoramento procede de um dos 12 únicos doutoramentos que, na primeira oportunidade de reconhecimento, conseguiram essa menção na Universidade de Valladolid. Aproximadamente 60 % dos professores coincidem com os do programa atual.

As colaborações do programa de Doutoramento com outras instituições e empresas propiciam as teses de doutoramento em cotutela, promovem as atuais relações com grupos internacionais e oferecem, entre as atividades formativas, um programa de conferências que frequentemente se realizam em inglês.

O responsável por este programa de Doutoramento é o Instituto Universitário CINQUIMA, que vem a constituir-se como um instrumento de colaboração entre os diferentes grupos de distintas disciplinas de química que o compõem, organizados em divisões mistas, e criando assim um organismo equilibrado, capaz de abordar os modernos desafios do desenvolvimento em Química.

Mais informação

Universidad de Burgos

Doutoramento em economia de empresas

Trata-se de um programa de doutoramento conjunto entre as universidades de Burgos, León, Valladolid e Salamanca. O programa forma investigadores em questões empresariais, alcançando o título académico máximo a partir da colaboração de diferentes departamentos e grupos de docência e investigação das quatro universidades públicas de Castela e Leão.

O programa trata de matérias relacionadas com a administração e gestão de empresas, tanto no âmbito docente como investigador; ou seja: a administração ou gestão de empresas e a atribuição eficiente de recursos no âmbito da empresa ou das organizações. O estudante adquirirá competências para desenvolver trabalhos de investigação de qualidade, para comparar, de maneira científica, os modelos e hipóteses desenvolvidos e extrair conclusões que mantenham relevância no âmbito académico e empresarial.

Mais informação

Doutoramento em ciências jurídicas, económicas e sociais

O programa de doutoramento em ciências jurídicas, económicas e sociais tem como objetivo
Oferecer uma sólida formação em investigação em temas jurídicos, económicos e sociais, proporcionada através do uso da metodologia mais idónea em cada âmbito e da interação entre as mesmas. Além disso, aspira a promover a consolidação e o avanço do conhecimento na própria esfera das distintas áreas temáticas e das linhas de investigação que integram o programa, e criar um contexto que permita a preparação interdisciplinar com dimensão internacional. Outro dos objetivos consiste em aproveitar as oportunidades de inovação social decorrentes da investigação e desenvolvimento no domínio do direito, economia e ciências políticas, assim como favorecer a integração laboral dos doutorandos.

Mais informação

Doutoramento em educação

O programa de doutoramento em educação pela universidade de burgos tem como objetivo a formação de investigadores em educação através de um conjunto de atividades que conduzem à aquisição das competências e habilitações, necessárias à investigação científica de qualidade, e à obtenção do título de doutor. Em conformidade com o artigo 2.º do r.d. 99/2011, de 28 de janeiro, que rege os estudos oficiais de doutoramento. O programa tem como objetivo o desenvolvimento dos diferentes aspetos formativos do doutoramento em educação, que são abordados através das linhas de investigação mantidas ao longo do tempo pelo pessoal académico da universidade de burgos, que participa no programa de doutoramento.

Mais informação

Universidad de León

Doutoramento em economia de empresas

Trata-se de um programa de doutoramento conjunto entre as universidades de Burgos, León, Valladolid e Salamanca. O programa forma investigadores em questões empresariais, alcançando o título académico máximo a partir da colaboração de diferentes departamentos e grupos de docência e investigação das quatro universidades públicas de Castela e Leão.

O programa trata de matérias relacionadas com a administração e gestão de empresas, tanto no âmbito docente como investigador; ou seja: a administração ou gestão de empresas e a atribuição eficiente de recursos no âmbito da empresa ou das organizações. O estudante adquirirá competências para desenvolver trabalhos de investigação de qualidade, para comparar, de maneira científica, os modelos e hipóteses desenvolvidos e extrair conclusões que mantenham relevância no âmbito académico e empresarial.

Mais informação

Ciências da atividade física e do desporto

Dirigido a diplomados em Ciências da Atividade Física e do Desporto ou estudantes que demonstrem formação/experiência nesse campo, oferece formação e especialização avançadas em técnicas e métodos de investigação e inovação relacionados com as Ciências da Atividade Física e do Desporto com uma perspetiva multidisciplinar.

Mais informação

Direito: proteção jurídica e coesão social

Dirigido a licenciados em Direito e graduados de mestrados em assuntos jurídicos, oferece uma formação avançada em aspetos relacionados com a evolução do Direito Social e Público, e sua relevância na proteção das pessoas.

Mais informação

Psicologia educativa e ciências da educação

Dirigido a titulados dos campos da Educação e Psicologia, com formação de Pós-graduação em Mestrado de Investigação em Psicologia e Ciências da Educação ou equivalente, e aceitação como doutorando em formação num grupo de investigação e projeto ativo do Programa. Oferece uma formação avançada em investigação científica aplicada sobre problemas e processos educativos, com perspetivas psicológicas, pedagógicas ou ambas. . O nível de Inglês B1 ou equivalente é requerido.

Mais informação

Responsabilidade jurídica. Estudo multidisciplinar

Dirigido a diplomados em Direito e disciplinas afins (Ciência Política, Gestão e Administração Pública, Relações Laborais e Recursos Humanos, Administração e Gestão de Empresas, Ciências Económicas, Comércio Internacional, etc.) ou relacionadas com as linhas de investigação do Programa (Educação, Psicologia, Economia, Sociologia, etc.). Oferece uma formação avançada e multidisciplinar na análise da responsabilidade jurídica, tanto como problema geral, como nas suas múltiplas manifestações: responsabilidade por danos, penal, administrativa, internacional, ambiental, desportiva, etc.

Mais informação

Universidad de Valladolid

Doutoramento em direito

Este programa integra numerosos grupos de investigação e investigadores com publicações do mais alto nível no mundo do Direito espanhol.

No programa, colaboram a Faculdade de Direito da Universidade, a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Segóvia e o Instituto de Estudos Europeus da Universidade de Valladolid, porque assume a linha jurídica de investigação do programa de doutoramento em integração europeia (a extinguir).

Fruto destas colaborações, o programa oferece quatro linhas de investigação: Ciências Jurídicas Básicas, Direito Internacional e Direito comunitário, Direito privado e Direito público.

Mais informação

Doutoramento em economia

Trata-se de um programa interuniversitário organizado pela Universidade de Valladolid (coordenadora), Universidade de Burgos e Universidade de Salamanca.

O programa enquadra-se nas estratégias de Investigação, Desenvolvimento e Inovação das três universidades participantes. Além disso, reúne, entre outras, as seguintes características: tem uma vocação internacional, multidisciplinar e cientificamente rigorosa, assim como uma marca ética e comprometida com os problemas da sociedade, além de um elevado perfil internacional apoiado pelas publicações e colaborações dos seus professores.

Mais informação

Doutoramento em economia de empresas

Trata-se de um programa de doutoramento conjunto entre as universidades de Burgos, León, Valladolid e Salamanca. O programa forma investigadores em questões empresariais, alcançando o título académico máximo a partir da colaboração de diferentes departamentos e grupos de docência e investigação das quatro universidades públicas de Castela e Leão.

O programa trata de matérias relacionadas com a administração e gestão de empresas, tanto no âmbito docente como investigador; ou seja: a administração ou gestão de empresas e a atribuição eficiente de recursos no âmbito da empresa ou das organizações. O estudante adquirirá competências para desenvolver trabalhos de investigação de qualidade, para comparar, de maneira científica, os modelos e hipóteses desenvolvidos e extrair conclusões que mantenham relevância no âmbito académico e empresarial.

Mais informação

Doutoramento em investigação transdisciplinar em educación

A sociedade procura mudanças educativas constantes, às quais só a transdisciplinaridade pode dar resposta. Este programa de doutoramento facilita e promove este aspeto, permitindo aos investigadores aproximar-se da realidade do sistema educativo da Comunidade Autónoma de uma perspetiva global, que permita abordar os desafios educativos do séc. XXI e poder continuar a investigar a procura de respostas aos mesmos. O Centro Transdisciplinar de Investigação em Educação-Universidade de Valladolid (CETIE-UVa) subscreve o programa, uma vez que foi criado como Centro de Investigação da UVa para dar apoio e suporte académico, científico e de gestão aos professores de Educação e Trabalho Social e Magistério de Valladolid, Segóvia, Palença e Soria, assim como aos seus colaboradores, e fomentar a criação de vínculos científicos com outros centros de investigação.

Mais informação

Universidad de Burgos

Doutoramento em progressos na ciência e biotecnologia alimentares

O programa de doutoramento em progressos na ciência e biotecnologia alimentares está orientado para a investigação em técnicas avançadas de segurança, biotecnologia e ciências alimentares, sendo o seu objetivo formar investigadores e profissionais capazes de estudar a natureza dos alimentos, as causas da sua deterioração, os princípios fundamentais do seu processamento e a melhoria dos mesmos para o consumo público. Com este fim em vista, devem propor-se e projetar-se os métodos mais adequados de conservação, transformação, empacotamento, distribuição e utilização, para garantir alimentos de elevada qualidade sensorial, seguros, nutritivos, saudáveis e adaptados aos novos hábitos de consumo e ao quadro legislativo em vigor, através de processos ecoeficientes e sustentáveis, assim como avaliar-se o estado nutricional de grupos da população.

Mais informação

Universidad de León

Biomedicina e ciências da saúde

Dirigido a diplomados em Biologia e Ciências da Saúde (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Veterinária, Bioquímica, Biotecnologia, Biologia, etc.), promete aprofundar o conhecimento dos mecanismos moleculares e celulares de funcionamento do ser humano e das suas alterações em circunstâncias patológicas (investigação básica) e no estudo das manifestações, diagnóstico e tratamento das doenças (investigação clínica), assim como dos seus fatores de risco e impacto na saúde pública (epidemiologia). São recomendados conhecimentos de Inglês.

Mais informação

Ciências veterinárias e dos alimentos

Dirigido a diplomados em Veterinária, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia Agrária, Biologia, Biotecnologia, etc., oferece uma formação avançada nas técnicas e nos métodos de investigação dos campos da medicina, sanidade, reprodução e produção animal, assim como nos relativos à tecnologia, qualidade, higiene e segurança dos alimentos e saúde pública.

Mais informação

Investigação aplicada às ciências sanitárias

Dirigido a diplomados (licenciados ou graduados) em Ciências Sanitárias, principalmente, Medicina, Farmácia e Veterinária, além de graduados em Biologia, Biotecnologia, Enfermagem, Fisioterapia e Direito, após a realização de um mestrado universitário. Oferece uma formação de qualidade, de âmbito interdepartamental, interuniversitário e internacional, no campo das Ciências Sanitárias.

Mais informação

Saúde, deficiência, dependência e bem-estar

Dirigido a diplomados em Ciências da Saúde, Trabalho Social, Educação Social e Ciências da Atividade Física e do Desporto, oferece uma formação avançada dos profissionais relacionados com as Ciências da Saúde e Ciências Sociossanitárias em metodologias de investigação sobre intervenção psicológica e funcional na deficiência e na dependência

Mais informação

Universidad de Valladolid

Doutoramento em ciências da visão

Programa conjunto de doutoramento, organizado pela Universidade de Valladolid, U. Complutense de Madrid, U. de Alcalá, U. de Murcia, U. de Navarra e U. de Santiago de Compostela. Este programa é constituído por 9 Grupos de Excelência destas universidades e é coordenado a partir da UVa através do Grupo de Excelência de Castela e Leão IOBA-GR217, uma vez que a UVa é pioneira na oferta de qualificações no âmbito das Ciências da Visão e, em concreto, de formação de doutoramento especializada. Existe uma longa trajetória de colaboração entre todos os grupos, que contribuem com a sua experiência docente e investigadora.

A formação de doutoramento foi reforçada mediante a criação de Redes Temáticas de Investigação Cooperativa do Instituto de Saúde Carlos III (RETICs), ligadas a um programa de doutoramento. A Rede de Patologia Ocular ligada ao envelhecimento, Qualidade Visual e Qualidade de Vida mantém este programa de doutoramento como programa de formação próprio.

Mais informação

Doutoramento em investigação biomédica

Trata-se de uma proposta inovadora, promovida conjuntamente pela Universidade de Valladolid e pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, através do seu centro misto, o IBGM (Instituto de Biologia e Genética Molecular), com o que se pretende aprofundar o conhecimento e métodos de investigação dos mecanismos moleculares, bioquímicos, genéticos, celulares e fisiopatológicos das doenças humanas, e no desenvolvimento de novos procedimentos que permitam a sua prevenção, diagnóstico e tratamento.

A oferta é dirigida tanto aos graduados em ciências não médicas, a que se proporciona uma formação científica básica no campo biomédico e centrada em patologias relevantes, como aos graduados em Medicina, a que se propõe completar a sua formação clínica com uma formação sólida em investigação básica a nível celular e molecular.

Mais informação

Doutoramento e investigação em ciências da saúde

As Ciências da Saúde são um campo de investigação de inegável importância social e económica. Este doutoramento inclui ciências médicas básicas e áreas clínicas, o que favorece a investigação científica de qualidade e a aplicação direta destes conhecimentos científicos à resolução de problemas clínico-cirúrgicos presentes na prática médica.

A formação abarca técnicas de laboratório, formação científico-técnica, formação humana, emprego ético dos animais de laboratório, trabalho em equipa, método científico, técnicas concretas de laboratório, manuseamento da documentação, comunicação de resultados, etc. A experiência docente e investigadora do pessoal docente é garantia de qualidade.

Os estudantes procedem fundamentalmente de Medicina, seguidos de Farmácia, Dietética e Nutrição, Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina Dentária, Medicina Veterinária e Biotecnologia.

Mais informação

Universidad de Burgos

Doutoramento em engenharia termodinâmica de fluidos

Programa interuniversitário organizado pela Universidade de Valladolid, Universidade de Burgos, Universidade Rovira i Virgili e Universidade de Santiago de Compostela.

É um programa científico-tecnológico definido a partir de dois conceitos: termodinâmica (do grego, força do calor) e fluido como sistema material de trabalho. As suas linhas de investigação articulam-se a partir da energia, das suas transformações, dos fluidos de trabalho e dos processos químicos, e os seus objetivos centram-se na eficiência e sustentabilidade como fundamentos do desenvolvimento tecnológico da sociedade.

O programa enquadra-se na estratégia de investigação, transferência e formação de doutoramento das quatro universidades participantes dentro do contexto científico, académico, económico e social das três comunidades autónomas a que pertencem.

Mais informação

Eficiência energética e sustentabilidade em engenharia e arquitetura (interuniversitário)

Trata-se de um programa de doutoramento interuniversitário, em que participam as universidades do país basco, upv/ehu, a universidade de vigo e a universidade de burgos.
Quanto às linhas de investigação,
na linha da eficiência energética, modelização de sistemas térmicos, mecânicos e energias renováveis, abordam-se questões como o potencial das energias renováveis, modelização da combustão de biomassa, desenho de caldeiras de biomassa, simulação de processos de combustão através de cfd, etc.

Uma segunda linha consiste na investigação de propriedades termodinâmicas de fluidos de interesse industrial através de técnicas de alta precisão (eletrólitos líquidos, iónicos e nanofluidos).

A terceira linha refere-se ao mundo da construção e abrange os aspetos relacionados com a eficiência energética e o meio ambiente na construção (experimentação e modelagem da transferência de calor em componentes de edifícios, reabilitação energética de edifícios, etc.).

Mais informação

Doutoramento em tecnologias industriais e engenharia civil

O programa de doutoramento em “tecnologias industriais e engenharia civil” é um programa de doutoramento que aglutina os diferentes departamentos da escola politécnica superior em quatro grupos de trabalho: tecnologias eletromecânica e dos materiais (TEMM), tecnologias da informação (TINF), engenharia da organização (IO), engenharia civil e da construção (ICE)

Este programa de doutoramento concede continuidade académica aos diversos mestrados, que dão resposta na universidade de burgos à procura do setor industrial e produtivo do contexto da região: mestrado em engenharia industrial, mestrado em engenharia informática, mestrado interuniversitário em integridade e durabilidade de materiais, componentes e estruturas (universidades de burgos, Cantábria e Oviedo), mestrado interuniversitário em engenharia térmica (universidades de burgos, Vigo e país vasco e universidade de burgos), e o mestrado interuniversitário em engenharia termodinâmica de fluidos (Universidades de Burgos, Valladolid e Rovira-Virgili e Universidade de Burgos). Este programa de doutoramento dá continuidade académica ao mestrado em engenharia de estradas, canais e portos.

Mais informação

Universidad de León

Ciência e tecnologia do meio-ambiente

Dirigido a diplomados em Ciências e Engenharias, com interesse pelo Meio Ambiente. São recomendados conhecimentos avançados em Matemática, Física, Química, Informática e Inglês. Oferece formação avançada em ciência e tecnologia da investigação em meio ambiente global, que inclui os campos de atmosfera, hidrosfera, biosfera, litosfera e antroposfera a nível de gestão de resíduos e estudos ambientais de todo o tipo.

Mais informação

Engenharia de biossistemas

Dirigido a diplomados em Engenharia Agrónoma, Engenharia Florestal, Biologia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Tecnologia dos Alimentos e outras afins, com vocação de investigação aplicada, desenvolvimento e inovação (I+D+i), oferece uma formação avançada em técnicas de investigação próprias das engenharias verdes e das ciências agrárias, meio ambientais e biológicas, com abordagem aplicada ao desenvolvimento e à inovação.

Mais informação

Engenharia de produção e computação

Dirigido a diplomados em Engenharia e áreas afins, oferece uma formação avançada em novas tecnologias de produção, orientada para a formação de profissionais em I&D em áreas relacionadas com a Cibernética e novas tecnologias energéticas, bem como com a sua relação com temas ambientais e socioeconómicos.

Mais informação

Universidad de Valladolid

Doutoramento em arquitetura

De destacar que este é o único Programa de Doutoramento em Arquitetura oferecido por uma Universidade Pública de Castela e Leão, o que representa uma grande atratividade para os alunos, não só próprios, mas também de comunidades limítrofes e de outras nacionalidades, especialmente latino-americanas.

Este programa é apoiado por um Grupo de Investigação de Excelência (GIE), reconhecido pela Junta de Castela e Leão, 6 Grupos de Investigação Reconhecidos (GIR) da UVa e 3 Grupos de Investigação. Estes 10 Grupos de Investigação são a base fundamental do pessoal docente e das linhas de investigação do presente Programa.

Mais informação

Doutoramento em ciência e engenhara agroalimentar e de biossistemas

O setor agrário está a profissionalizar-se. Porém, ainda tem pela frente o desafio de melhorar a sua rentabilidade num mercado cada vez mais global e exigente.

Este programa aprofunda a formação de pessoas que dominem as principais ferramentas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação no setor agroalimentar, para que possam transmitir isso mesmo às empresas e as ajudem a assumir o desafio da competitividade, a melhoria contínua e a adaptação a um mercado em contínua evolução. A aplicação de novos sistemas de processamento, o desenvolvimento de novos produtos e a capacidade para produzir alimentos seguros, de alta qualidade sensorial e nutricional, são pilares fundamentais para o crescimento de um setor tão importante como o da indústria alimentar e uma necessidade demandada pela nossa sociedade.

Mais informação

Doutoramento em conservação e uso sustentável de sistemas florestais

Este programa de doutoramento foi um dos eixos fundamentais de atuação entre a Universidade de Valladolid (UVa) e o Instituto Nacional de Investigação e Tecnologia Agrária e Alimentar (INIA) no âmbito florestal.

A gestão correta dos recursos florestais, a proteção do meio ambiente e o usufruto dos espaços naturais são exigências crescentes na nossa sociedade, que implicam a necessidade de profissionais adequadamente habilitados, tanto a nível técnico como científico. Na região, há um centro tecnológico (CESEFOR) e diversas empresas de base tecnológica, criadas por graduados deste programa (ECM Engenharia Meio Ambiental e IDForest), assim como empresas demandantes de tecnologia para a gestão dos recursos florestais (DEIMOS, GMV, Viveros Fuente Amarga…).

Mais informação

Doutoramento em enologia, viticultura e sustentabilidade

Trata-se de um programa de doutoramento conjunto entre as universidades de Valladolid, La Rioja, Castilla-La Mancha, Murcia e a Universidade de Salamanca.

O propósito deste Programa de Doutoramento Interuniversitário é formar investigadores no campo da enologia, viticultura e agronomia sustentável, capazes de assumir as necessidades de investigação de empresas do setor e empresas públicas de serviços ao setor, universidades, centros tecnológicos e centros de investigação. Para isso, este programa prepara os estudantes para o desenvolvimento das suas teses de doutoramento.

Mais informação

Doutoramento em informática

Este programa responde à necessidade na Universidade de Valladolid de um programa de doutoramento onde se possam formar doutores com o perfil de doutoramentos em Informática, necessários para o bom funcionamento, tanto académico como de investigação, dos estudos de Informática. Além disso, num âmbito geográfico que transcende a própria Universidade de Valladolid, este programa é oferecido também a doutorandos procedentes de outras universidades da região, sem um programa de doutoramento próprio com estas características. Por outro lado, o programa de doutoramento em Informática foi enriquecido pela colaboração realizada com grupos de investigação de Universidades nacionais e estrangeiras, como se pode observar na relação de teses defendidas ao longo dos anos.

Mais informação

Doutoramento em engenharia industrial

O programa apresenta uma oferta formativa de investigação de muita qualidade em temas da Engenharia Industrial. Os grupos participantes apresentam o caráter multidisciplinar característico da Engenharia Industrial e têm uma longa trajetória de investigação e formação de doutores.

O programa conta com uma ligação estreita com o Instituto Universitário de Tecnologias Avançadas da Produção (ITAP); com o Centro de Tecnologia Açucareira (CTA); assim como com dois dos mais importantes Centros Tecnológicos da Rede de Centros Tecnológicos de Castela e Leão: as fundações CIDAUT e CARTIF. Estas relações constituem um excelente veículo de colaboração público-privada em matéria de formação e investigação, assim como de mobilidade de investigadores entre a universidade e o setor industrial.

Mais informação

Doutoramento em engenharia química e ambiental

Este programa tem como objetivo a formação de doutores no âmbito da Engenharia Química e da Engenharia Ambiental, criando investigação de qualidade e impacto internacional, e proporcionando à indústria e à comunidade científica conhecimentos avançados e profissionais para melhorar a sua competitividade à escala global.

Para isso, conta com dois grupos de investigação do Departamento de Engenharia Química e Tecnologia do Meio Ambiente da UVa, com o GIR de Engenharia de Processos a Pressão e o GIR de Tecnologia Ambiental, que são também Grupos de Excelência de Castela e Leão: GIE-11 e GIE-76. Também participam no programa de investigação de outros dos GIR da UVa: Grupo de Superfícies e Materiais Porosos (SMAP), que também é grupo de Excelência de Castela e Leão (GIE-18) e Grupo de Espectroscopia Raman e de Infravermelho de Cristais e Minerais.

Mais informação

Doutoramento em engenharia termodinâmica de fluidos

Programa interuniversitário organizado pela Universidade de Valladolid, Universidade de Burgos, Universidade Rovira i Virgili e Universidade de Santiago de Compostela.

É um programa científico-tecnológico definido a partir de dois conceitos: termodinâmica (do grego, força do calor) e fluido como sistema material de trabalho. As suas linhas de investigação articulam-se a partir da energia, das suas transformações, dos fluidos de trabalho e dos processos químicos, e os seus objetivos centram-se na eficiência e sustentabilidade como fundamentos do desenvolvimento tecnológico da sociedade.

O programa enquadra-se na estratégia de investigação, transferência e formação de doutoramento das quatro universidades participantes dentro do contexto científico, académico, económico e social das três comunidades autónomas a que pertencem.

Mais informação

Doutoramento em tecnologias da informação e das telecomunicações

Este programa tem como objetivo a formação de doutores no âmbito das TIC (Tecnologias da Informação e das Comunicações), criando investigação de qualidade e impacto internacional, e proporcionando à indústria e à comunidade científica conhecimentos avançados e profissionais para melhorar a sua competitividade à escala global.

O programa apoia-se nos grupos de investigação dos departamentos de Teoria do Sinal e Comunicações e Engenharia Telemática, e de Eletrónica. Além disso, o programa é caracterizado também pela colaboração com instituições e empresas a nível nacional e internacional, que se tenham materializado em coautorias de artigos, participação em projetos ou permanências com outros grupos de investigação a nível mundial, e colaborações com várias empresas do âmbito das TIC.

Mais informação

PEÇA MAIS INFORMAÇÕES

Envie os seus dados e entrarem em contacto consigo

(* Informação necessária)